Perguntas e Respostas

O que é TV Digital?

 

É uma nova tecnologia de transmissão de sinais de televisão, que proporcionará gratuitamente ao telespectador melhor qualidade de imagens e sons e uma série de novos benefícios, tais como ver televisão quando em deslocamento e interagir com os programas.


O que preciso ter para ver a TV Digital?

 

Para ver a TV Digital será necessário:
- Ter condições de receber, no seu endereço, uma transmissão nos canais de UHF. Hoje a maioria das emissoras de TV transmite em VHF; algumas já transmitem em UHF.
- Adquirir um conversor digital, que vai receber a transmissão digital em UHF e
enviá-la para o televisor. Esse conversor está sendo chamado também de “caixinha
conversora “, ”caixinha”, “conversor” e “set-top box”, que é o nome em inglês.
Ligando o seu conversor digital em uma antena de UHF e no seu atual televisor, você terá acesso a quase todas as vantagens que a TV Digital oferecerá, exceto a alta definição.
- Para ver as imagens em alta definição, você precisará também de um televisor com a capacidade de exibir a alta definição. Esse televisor poderá ser um plasma, LCD ou um televisor de tubo, contanto que disponha de 1080 linhas e 1920 colunas ( veja no manual, antes de comprar o aparelho).
- Já estão no mercado televisores digitais com o sintonizador embutido, também chamados de televisores digitais integrados, que dispensam o uso de conversores digitais externos.


O que muda com as transmissões digitais?

 

Com as transmissões digitais, a televisão passa a ter uma imagem sem fantasmas ou chuviscos, nítida, com som comparável ao de um CD. Além desses são vários os benefícios que a TV Digital trás ao espectador:
ALTA DEFINIÇÃO ou HDTV ( high definition television) ou ainda HD ( high definition)- Programas poderão ser transmitidos com a nitidez e em formato de cinema, a chamada tela larga, ou 16:9.


A imagem digital é melhor? A novela vai mudar? O futebol vai mudar?

 

Sim, a imagem digital é muito melhor. Acabam fantasmas, ruídos, contornos borrados (principalmente nas cores), etc. NOVELAS e FUTEBOL vão mudar sim, para melhor. Serão enriquecidos pelas novas ferramentas da TV Digital.


Vai ter que mudar a fiação da minha casa? É via telefone? Vai ter internet?

 

É possível que você não precise de uma antena externa ou coletiva e que possa simplesmente usar uma antena interna de UHF. Caso uma antena interna não seja suficiente, então terá que recorrer a uma antena externa em casa ou a uma coletiva no prédio. Se a antena externa ou coletiva não incluir a recepção de sinais em UHF, precisará ser atualizada. As TVs não vão lhe cobrar nada, pois trata-se de televisão aberta, livre e gratuita para a população. Fora de casa você poderá ver televisão, também gratuitamente, em conduções coletivas ou antão instalando um receptor de TV Digital no seu carro. Também haverá pequenos displays portáteis e telefones celulares capazes de captar do ar as imagens das emissoras de TV, e não terá que pagar nada às emissoras de TV por isso. As operadoras de celular vão cobrar as conexões, por exemplo, no caso de você desejar ligar seu conversor digital à linha telefônica para desfrutar da interatividade, ou desejar votar em um programa de televisão usando o seu telefone celular.
A navegação na internet através do conversor digital poderá ser possível, mas tudo indica que seja lento e deficiente em relação aos computadores mais comuns. Também será possível o uso do televisor como display de páginas da internet - a visualização nos televisores analógicos é bastante ruim, mas será boa nos displays digitais de alta definição.


Com a TV de tubo que tenho em casa hoje consigo receber o sinal da TV Digital?

 

Para ver o sinal da TV Digital na TV que se tem hoje, é necessário adquirir um conversor capaz de transformar o sinal digital em sinal analógico. É sempre bom lembrar que a nitidez da imagem será limitada pela resolução da tela da TV. Nesse caso a resolução será a do tubo. Mas o conversor poder, por exemplo, trazer ao telespectador o benefício de imagem sem fantasmas ou chuviscos. Poderá também permitir ao telespectador ter acesso a aplicações interativas.


Já existem TVs que não precisam de conversor?

 

Sim, já estão disponíveis no mercado TV's com conversor embutido.


Toda TV Digital é de alta definição?

 

Não. A transmissão poderá ser digital com definição padrão, ou seja, semelhante a das transmissões analógicas, mas sempre será sem fantasmas, chuviscos ou ruídos.

 

Todas as transmissões digitais terão o áudio estéreo ou 5.1?

 

De inicio, haverá poucos programas com áudio 5.1, que deverá ser mais freqüentes em filmes, uma vez que eles já são produzidos, hoje, com trilhas sonoras multicanais. Ao longo do tempo, mais e mais programas serão produzidos com áudio 5.1, por exemplo, programas musicais. O áudio estéreo deverá ser bem mais transmitido do que hoje, mas o áudio mono ainda deverá acompanhar produções antigas ou produtos mais simples, durante algum tempo.

 

Vale a pena comprar uma TV com conversor embutido?

 

Não no momento, pois o preço está alto e tende a cair em breve.

 

Quando o sinal analógico será desativado?

 

Em 2016, mas não é certo.

 

Hoje recebo o sinal da TV via parabólica. Com o início das transmissões digitais, eu passo a receber o sinal automaticamente?

 

A TV Digital é a nova geração de televisão aberta terrestre, em UHF , e não está relacionada com outros tipos de distribuição, tal como a televisão distribuída via satélite, que é captada pelas parabólicas. As transmissões de TV digital começaram somente na cidade São Paulo, mas se extenderão por todas as áreas urbanas do país, oferecendo uma qualidade de imagens e sons muito melhor que a da TV analógica dentro das cidades. Assim, se você mora dentro de uma cidade, é possível que com a TV digital, não seja mais preciso recorrer à parabólica para desfrutar da televiasão com boa qualidade. Mas, se você mora em uma área rural, continuará recebendo normalmente o sinal da parabólica.